Companhia Olga Roriz leva "A Cidade" ao Brasil

A apresentação da peça "A Cidade" no Brasil, e em digressão pelo país, e o lançamento de um curso especializado de dança vão marcar a temporada da Companhia Olga Roriz (COR) em 2013/14.
Publicado a
Atualizado a

Esta temporada marca o início de uma nova etapa na companhia da coreógrafa porque irá instalar-se, em janeiro, no Palácio Pancas Palha, em Lisboa, segundo a programação hoje divulgada.

Ao fim de dois anos, a COR foi forçada a sair do espaço cedido pela seguradora Tranquilidade, na Rua da Prata, na zona da Baixa de Lisboa, na sequência da empresa ter anunciado um novo projeto para o edifício.

O Palácio Pancas Palha foi cedido a Olga Roriz pela Câmara Municipal de Lisboa, depois da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, ter tido conhecimento que a companhia seria desalojada.

Em agosto do ano passado, a bailarina e coreógrafa de 56 anos, que fundou a COR em 1995, tinha revelado à agência Lusa que ponderava deixar o país porque "a arte tem vindo a desaparecer em Portugal, por falta de apoios".

No quadro da nova temporada, "A Cidade" vai ser apresentada em Curitiba (Brasil), em março, e fará uma digressão por várias cidades de Portugal ao longo do ano, nomeadamente Abrantes, Bragança, Portalegre, Beja, Alcanena, Montijo e Barreiro.

"A Sagração da Primavera" é outro espetáculo que a COR vai retomar e apresentar em várias cidades ao longo de 2013, como Coimbra, Viseu, Almada e Lisboa.

A temporada será ainda preenchida com múltiplas residências de artistas das áreas das artes visuais, dança, teatro e multimédia, com a presença de artistas como João Raposo, Carla Cabanas, Miguel Mendes, Catarina Câmara, David Santos, Bruno Alexandre e Sara Carinhas.

Ainda em destaque para este ano o lançamento de um curso especializado de dança de dois anos, da responsabilidade artística da coreógrafa, dirigido a alunos finalistas e profissionais portugueses e estrangeiros da área da dança.

O F.O.R. (Formação Olga Roriz) Dance Theatre tem como objetivos, sublinha a companhia, "formar profissionais de dança com capacidades técnicas, artísticas e criativas e interpretativas que consigam fazer face à vasta e exigente variedade do mercado atual".

Pretende ainda fornecer, durante os dois anos, "uma experiência profissional em parceria com a companhia, proporcionando o contacto direto com a coreógrafa e o seu método, assim como os bailarinos profissionais do elenco residente", realça a COR.

O curso, com 15 disciplinas, que percorrem desde as técnicas de dança, a voz, a dramaturgia e o vídeo, terá sete horas diáras de duração e começa em setembro.

Também conhecido como Palácio Van Zeller, o Palácio Pancas Palha foi construído no século XVI e teve várias intervenções arquitetónicas e decorativas, datando a actual traça do século XVIII.

"A Cidade", a mais recente coreografia de Olga Roriz, estreou em outubro do ano passado no Teatro Camões, em Lisboa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt